• Institucional
      • A Rede
      • A Fundadora
      • Missão
      • Expressão do Carisma
      • Calendário de Eventos
  • Unidades
      • Educacionais
      • Socioassistenciais
  • Formação Continuada
      • Modalidade à distância
      • Modalidade presencial
  • Publicações
      • Espaço do Conhecimento
  • Institucional
    A Rede A Fundadora Missão Expressão do Carisma Calendário de Eventos
  • Unidades
    Educacionais Socioassistenciais
  • Formação Continuada
    Modalidade à distância Modalidade presencial
  • Publicações
    Espaço do Conhecimento
Fechar Busca

Buscar

ENSINO E APRENDIZAGEM, QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS?

17 de julho de 2019 Artigos

O processo de ensino-aprendizagem pressupõe a participação ativa da tríade aluno,escola e família. E há de se considerar que, nesse processo, o aluno é o protagonista e precisa ocupar o lugar de sujeito capaz de refletir criticamente sobre sua própria aprendizagem,estabelecendo metas, estratégias e gerenciando o seu próprio desempenho escolar.Mas, por vezes, vemos pais e professores discutindo as notas, a postura disciplinar e as estratégias de estudo na ausência do aluno.

Tiramos de cena o ator principal. Avaliamos,concluímos e definimos o roteiro que ele deverá seguir sem ouvi-lo. É preciso abrir espaços de diálogo e reflexão, acreditando que o aluno dispõe de recursos próprios para participar da construção dos caminhos de superação. Não podemos subestimar a capacidade das nossas crianças e dos nossos adolescentes, desconsiderando- os nos momentos de tomada de decisão, se queremos um sujeito autônomo.

A escola e a família estão diretamente implicadas na ação educativa das crianças e dos jovens. Ambas essenciais, insubstituíveis, mas com papéis distintos. A escola, por mais que desejemos, não é uma extensão da nossa família, e os professores, tampouco, são pais, mães ou tios de nossos filhos.São profissionais que atuam em um espaço público, não privatizável. Portanto, o calendário de provas não pode ser alterado em função de uma festa ou viagem familiar. O fato de o pai julgar irrelevante o estudo de determinado conteúdo não é motivo para a escola suprimi-lo do currículo; os prazos para entrega de trabalhos ou os critérios de avaliação e correção não serão alterados em função de demandas ou problemas de ordem pessoal. Enfim, no espaço escolar, não é possível legislar em benefício próprio, pretendendo que esse espaço coletivo atenda a todo e qualquer interesse individual. Com isso não quero sugerir que a escola negue a individualidade do sujeito, mas, ao contrário, amplie a consciência, sensibilizando-o para o compromisso com a coletividade, ajudando-o a compreender que o mundo não gira em torno dele, mas que ele faz parte de um mundo que precisa da flexibilidade, da abertura, da crítica e da presença humanizadora de todos. É nesse espaço, distinto do contexto familiar, que o aluno vai aprender a esperar, ceder, ouvir, negociar, adiar, dividir espaço e atenção.

Os pais, por sua vez, não são os professores particulares dos próprios filhos. Impossível dispor do tempo, dos recursos e do conhecimento para trabalhar as dificuldades específicas dos diversos conteúdos. Tirar uma dúvida do dever de casa, discutir um tema da atualidade ou analisar uma prova são tarefas próprias de quem acompanha e se interessa pelos estudos dos filhos, mas as aulas formais acontecem é na escola, e os pais não são profissionais da educação.

A ação educativa parental exige presença e impõe a necessidade de um processo de permanente diálogo e reflexão. Ao assumir a responsabilidade acadêmica, não basta que os pais acompanhem os resultados ao término das etapas ou do ano letivo. Essa atitude pode nos colocar diante de surpresas desagradáveis e da constatação de que perdemos um tempo precioso em que estratégias poderiam ter sido revistas em prol de uma aprendizagem mais significativa e de um resultado mais satisfatório. Portanto,não podemos ser passivos e ficar esperando que as notas das provas ou do boletim cheguem até nós ou que a escola nos ligue ou agende uma reunião para informar sobre a performance acadêmica dos nossos filhos. Pais e filhos precisam assumir uma postura ativa de implicação constante, de forma que o conhecimento acerca do processo de ensino – aprendizagem do educando não seja monopólio da escola. Chegar à escola e dizer que não sabia das notas ou da realidade escolar do próprio filho é preocupante e aponta para a falta de diálogo e de uma participação mais efetiva dos pais no dia a dia do filho.

Frente ao exposto, cabe – nos repensar a relação com nossos filhos e alunos, tendo clareza das responsabilidades e do papel que podemos e devemos desempenhar na sua vida escolar. Precisamos firmar uma relação de parceria, acreditando na possibilidade do trabalho conjunto e na força de uma ação educativa severamente comprometida com os limites, a ética, a promoção e a valorização de uma vida mais humana e solidária.

Flávia Barros Fialho
Psicoterapeuta Cognitiva e Orientadora Profissional

Quer saber mais? Converse com a gente.

Estamos a disposição para te atender e conversar sobre tudo que a Rede Nossa Senhora das Dores tem para oferecer.

Entre em Contato

Rua Costa Senna, nº 1038 - Padre Eustáquio
Belo Horizonte | MG | CEP: 30720-350

Email: redensd@redensd.com.br (31) 3464-0458

Ver mapa

Rua Santana, 235 - Penha
Itabira | MG
CEP: 35900-064

cnsd@cnsditabira.com.br

Rua Aturiá, 110 - Brás de Pina
Rio de Janeiro | RJ
CEP: 21012-150

insd@insd.com.br

Praça Imaculada Conceição, 284
Formosa | GO
CEP: 73.801-300

csj@colegiosaojoseformosa.com.br
Fale Conosco
Acessar

© Rede Nossa Senhora das Dores 2025 - Todos os direitos reservados

desenvolvido por

Este site utiliza apenas cookies essenciais (não utilizamos cookies de desempenho e preferências de marketing) para fornecer a você a melhor experiência de navegação.
Ao clicar em Aceito, você consente com a utilização destes cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Política de Privacidade

Acesse aqui nossa Política de Privacidade.

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível.

Finalidade dos cookies

Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Cookies estritamente necessários

Essa opção deve estar ativa para que possamos salvar suas preferências de configuração.

Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, você precisará ativar ou desativar os cookies novamente.